PLANTA DO MÊS | Orquídeas - especial Expo Orquídeas 2018


As Orquídeas pertencem à família Orchidaceae, uma das maiores existentes no reino das plantas, com cerca de 25.000 espécies. Apesar de fazerem todas parte de uma mesma família, as subespécies de orquídeas apresentam tamanhos, cores e formas muito distintas. É essa pluralidade que faz das Orquídeas um grupo de plantas com grande valor ornamental  e que desperta o interesse de inúmeros colecionadores e aficionados - Orquidófilos. 


Para além dessas características simples, podemos ainda identificar nas orquídeas "acessórios extra" que auxiliam na sobrevivência da espécie e justificam a sua pluralidade. Alguns exemplos desses elementos são pelos, verrugas, partes móveis, diversos perfumes ou mesmo a capacidade de imitar as formas de alguns insectos. Estas adaptações desenvolvidas ao longo dos tempos têm por objetivo atrair os polarizadores de forma a potenciar a reprodução.

Com uma área de distribuição que abrange todos os continentes à excepção da Antártida, as Orquídeas predominam em áreas tropicais onde desenvolvem interessantes relações de epifitismo com outras plantas. Deste modo, crescem sobre as árvores, tendo como principal objetivo aproveitar-se do porte destas para encontrar luz, escassa ao nível do solo neste tipo de biomas. 


Apesar da associação criada com outras espécies, as orquídeas não são consideradas espécies parasitas uma vez que não prejudicam o parceiro com o qual mantêm esta relação. A sua nutrição é feita através do aproveitamento de material em decomposição que cai das árvores e que se vai acumulando nas suas raízes emaranhadas.



Expo Orquídeas | 2018

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de Março, o Jardim Zoológico recebe a 3ª Edição da Exposição Internacional de Orquídeas. 

Aqui, vai poder explorar o mundo das orquídeas e aprender mais sobre estas plantas tão especiais. Vai ainda ter a oportunidade de admirar os bonitos exemplares expostos e comprar espécies raras aos melhores vendedores nacionais e internacionais. 

Poderá ainda assistir a palestras temáticas, demonstrações práticas de cultivo, conversar e trocar conhecimentos com outros apaixonados por esta família botânica.


Mais informações:

Local | Auditório e Salão de Festas, do Jardim Zoológico

2 de Março | das 17h às 20h (inauguração)
3 de Março | das 10h às 19h
4 de Março | das 10h às 18h

Entrada para adultos | 2,50 €