NOVA CRIA DE KOALA NO JARDIM ZOOLÓGICO


Nascida a 3 de maio de 2017, depois de uma gestação de cerca de um mês, a pequena fêmea, com menos de 20mm de comprimento e 0,5g de peso, migrou para a bolsa marsupial da sua progenitora, na qual permaneceu durante cerca de 7 meses. Atualmente, refugia-se no dorso da mãe, colocando a cabeça no marsúpio sempre que necessita de mamar.

Com quase 10 meses, a pequena fêmea já tem um padrinho: a Ordem dos Enfermeiros, que, sensibilizada pelos problemas que a espécie enfrenta no seu habitat natural, decidiu apoiá-la, contribuindo deste modo para a sua conservação.

Para o batismo da pequena cria, a Ordem dos Enfermeiros vai disponibilizar na sua página do Facebook - www.facebook.com/ordemenfermeiros – uma votação, que possibilita a escolha do nome ideal. Os três nomes propostos são de origem aborígene, seguindo a tradição estabelecida pelos zoos em todo o mundo. São eles: Bunji (amiga), Bouddi (coração) e Yooralla (amor).


Proveniente das florestas de eucaliptos do leste e sudeste da Austrália, este mamífero é um herbívoro especialista: consome as folhas e os rebentos novos de apenas 20 espécies de eucalipto, das cerca de 700 existentes na Austrália.

Conseguindo satisfazer todas as suas necessidades nutritivas com a ingestão das folhas de eucalipto, os Koalas (Phascolarctos cinereus) não bebem água. Na verdade, quando há a suspeita de alguma patologia, os tratadores colocam um tabuleiro de água na sua instalação - se beberem, significa que a sua saúde se encontra comprometida.

Com uma pelagem macia muito caraterística, de cor cinzenta, mesclada na região dorsal e branca na região ventral do corpo, estes animais foram alvo de caça excessiva por desporto e para o comércio de peles, tendo ficado, no início do século XX, perto da extinção. Atualmente, graças aos esforços realizados para a sua conservação, a espécie tem vindo a recuperar, sendo atualmente classificada como "Vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O Jardim Zoológico colabora, desde 1991, no Programa de Conservação dos Koalas em Austrália em conjunto com o Zoo de San Diego (EUA). Deste modo, o Jardim Zoológico foi o primeiro Zoo Europeu a ter esta espécie sob os seus cuidados. 

No Dia do Pai aproveite a promoção de bilheteira e conheça de perto esta cria.