A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DO LEOPARDO GASPAR





Pela primeira vez na história, um Zoo Europeu transfere para o Irão um Leopardo-da-pérsia, contribuindo assim para a formação de uma população geneticamente viável.


No âmbito do programa de reprodução ex-situ (EEP) criado pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), o Jardim Zoológico transferiu, no passado dia 29 de Agosto, um Leopardo-da-pérsia para o Zoo do Teerão, no Irão. Com uma importante missão de conservação, o Leopardo Gaspar percorrerá mais de 6000 km, a fim de reproduzir com uma fêmea do EEP, a Kija, e, dessa forma, contribuir para a continuação da espécie no nosso planeta.


© Rota do Gaspar de Lisboa, até ao Zoo de Teerão | 29.08.2017

O TRANSPORTE


Para que o transporte seja realizado com a maior tranquilidade possível, o Leopardo-da-pérsia Gaspar, nascido em Lisboa há 8 anos, cumpriu um longo período de habituação à caixa de transporte, construída de acordo com rigorosas especificações técnicas para animais desta espécie. Adicionalmente, a sua “nova casa” foi inspecionada e aprovada pelo Consultor Veterinário do EEP, com apoio técnico do CLRAG (Caucasian Leopard Reintroduction Advisory Group), e foi facultada uma formação específica em maneio de felinos selvagens à bióloga iraniana que irá receber e acompanhar o Gaspar em Teerão.


O PROGRAMA DE REPRODUÇÃO E REINTRODUÇÃO


O programa de reprodução no qual esta transferência se insere, coordenado desde 2013 pelo Jardim Zoológico, gere uma população de 91 Leopardos-da-pérsia em 43 Zoos Europeus. O aumento significativo do número de Zoos com esta espécie nas suas coleções e, consequentemente, o crescimento da população, permitirá num futuro breve ter mais Leopardos disponíveis para participarem no Programa de preparação e habituação à Vida Selvagem, realizado actualmente no Centro de Reprodução de Leopardos de Sochi, na Rússia, bem como aumentar o número de Leopardos reintroduzidos no Cáucaso – a primeira reintrodução de Leopardos-da-pérsia  ocorreu a 15 de julho de 2016 no Cáucaso Russo, sendo um dos três animais reintroduzidos, descendente de um casal do Jardim Zoológico.



© Zoo de Teerão | Kija
Atualmente, a população selvagem do Leopardo-da-pérsia está ameaçada, classificada como Vulnerável na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). A sobrevivência desta e outras espécies depende, muitas vezes, da manutenção de animais sob cuidados humanos, a sua reprodução e formação de populações saudáveis e geneticamente viáveis, asseguradas pelos Zoos.




© Jardim Zoológico | Gaspar

O Jardim Zoológico acredita que o Gaspar irá cumprir a sua relevante missão, ajudando assim a atingir dois grandes objetivos do programa EEP: o crescimento da taxa de natalidade e o melhoramento da composição genética da população em Zoos de Leopardo-da-pérsia.