NA SALA DE AULA A CRIATIVIDADE É O LIMITE

De forma a diversificar estratégias na sua sala de aula sugerimos algumas atividades que vão de encontro às metas curriculares do programa da disciplina de Ciências Naturais do 5º ano. 

Domínio: "Diversidade de Seres Vivos e suas interações com o Meio" 

Objetivos: identificar e compreender os conceitos de biodiversidade e habitat; Reconhecer a importância da conservação da biodiversidade animal; Desenvolvimento das competências de apresentação oral, pesquisa, criatividade e de expressão plástica.

Conteúdos: adquirir conhecimentos  sobre os  répteis  identificando as suas principais características e ameaças. Reconhecer e compreender diversos estatutos de conservação.

Recursos: Manual escolar, outra bibliografia e internet para pesquisa em casa. Materiais necessários à realização das tarefas criadas pelos alunos.

Atividade dinâmica:

Juntam-se as crianças em pares. Cada par recebe uma fotografia de um réptil. Uma das crianças terá como trabalho de pesquisa em casa informação  sobre  o regime  alimentar,  habitat  e  estatuto  de  conservação do animal que lhe calhou. A outra criança terá como trabalho em casa criar 1 tarefa/atividade para os colegas executarem na sala de aula que represente algo sobre o réptil que lhe calhou. Alguns exemplos de tarefas possíveis são: escolher um par de colegas e cada um ter que pintar no braço do outro o padrão da cobra-coral e da falsa-coral. Fazer uma corrida entre os colegas transportando uma batata numa colher com a boca de uma ponta da sala à outra, simulando os cuidados parentais dos crocodilos, entre outras, a criatividade é o limite.
De cada vez que um par apresentar à turma o seu trabalho a professora dá uma medalha de uma cor correspondente  ao  estatuto  de  conservação.  Se a espécie estiver criticamente em perigo ou em perigo, recebem uma medalha vermelha. Se estiver vulnerável ou quase ameaçada, a medalha será amarela, e se for pouco preocupante, recebem uma medalha verde.

Atividade plástica (90 min):

Material:
·        Cartão reciclado (rolos de papel cortados, caixas de cereais, etc)
·        Folha branca
·        Marcador preto
·        Cola branca ou líquida
·        Pincéis
·        Tintas






Nota: Atividades adaptadas das planificações das animadoras do ATL do Zoo, Beatriz Pinto (dinâmica) e Catarina Ramalho (plástica).