Concurso nacional para escolas “Let it Grow – Pela biodiversidade local”.

Caro Professor: Motive os seus alunos a descobrir quais os principais fatores de ameaça das espécies locais participando no concurso nacional de escolas “Let it Grow – Pela Biodiversidade Local”. Uma ferramenta prática e efetiva que pode permitir a cada aluno, a cada escola, uma participação ativa na conservação da Natureza e  habilite-se a ganhar um programa único 
À noite no ZOO especialmente dirigido a grupos escolares.

A Terra é um enorme ecossistema em que tudo está interligado e a maneira como cada um age afeta o todo, num equilíbrio delicado. Desde as fossas oceânicas profundas às montanhas em altitude, que vivem animais, plantas, algas, fungos e inúmeros microorganismos que se relacionam entre si. A essa diversidade de seres vivos contida num ecossistema, chamamos Biodiversidade.

Portugal insere-se na área geográfica da bacia do Mediterrâneo. E esta constitui uma área invulgarmente rica do ponto de vista biológico. Das mais de 1900 espécies de animais avaliadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), muitas são as que estão ameaçadas. Esta região a que Portugal pertence, está mesmo classificada como sendo um dos 34 Hotspots de Biodiversidade do planeta. Ou seja, é uma zona em que se concentra um elevado número de espécies, muitas delas só ali existentes (espécies endémicas), e que constitui uma área prioritária de Conservação por estar sob um considerável grau de ameaça.

A campanha Let it Grow – Pela Biodiversidade Local, visa contrariar a perda da biodiversidade europeia e valorizá-la junto das populações locais. De norte a sul, Portugal apresenta um mosaico de biodiversidade incrível. Sabe que espécies habitam no nosso país? E quais as suas ameaças? 
É urgente agir!


O Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Bandeira Azul para a Europa (ABAE) – através do programa Eco-escolas, o portal BioDiversity4All e a Direção Geral de Educação (DGE), lança o concurso nacional para escolas “Let it Grow – Pela biodiversidade local”.

Dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional, o concurso pretende promover a conservação da biodiversidade local através de uma campanha de sensibilização dirigida a toda a comunidade, em especial, à comunidade onde estão inseridas.