NOS BASTIDORES DO ZOO - O QUE COMEM OS FELINOS

A dieta dos animais pode ser carnívora e a sua categoria taxonómica não o ser e nem todos os animais da ordem dos carnívoros têm uma dieta carnívora, isto quer dizer que temos animais da ordem carnívora que são omnívoros por exemplo, e animais com uma dieta carnívora como alguns répteis mas que obviamente não pertencem à ordem acima referida.

Mas a ordem dos Carnívoros (categoria taxonómica dentro dos mamíferos) engloba famílias, géneros e espécies com características comuns para além da sua dieta (a qual nem sequer é carnívora em todos os casos).
Possuem dentição de características próprias: incisivos curtos; caninos longos, fortes e de secção ovalada; pré-molares adaptados para cortar e molares com cúspides pontiagudas, sendo quatro destes dentes denominados dentes carniceiros,  graças à sua adaptação como “ferramentas” para despedaçar. É nos felinos que podemos observar todas estas características mais desenvolvidas, ou não fossem adaptações essenciais ao seu regime alimentar.

E por falar em regime alimentar e dieta carnívora, tens ideia da quantidade de carne necessária para alimentar os felinos do Zoo? E nunca te questionaste que variedade de carne eles comem?
O facto de não viverem no seu habitat natural não é desculpa para não terem uma alimentação rica e variada, e isto inclui obviamente atividades de enriquecimento alimentar como a colocação de animais vivos nas instalações para que mantenham a sua condição de predador com o seu inegável instinto de caça.

Para alimentar os nossos carnívoros temos muitos fornecedores diferentes, de carne de cavalo, de coelho, de galinha e de codornizes. Vamos alternando entre 200 kg de galinhas e codornizes de 2 em 2 meses, que são dadas vivas. Comem cerca de 25 coelhos de 15 em 15 dias. Só os felinos por dia comem cerca de 130 kg de carne, semanalmente precisamos de encomendar cerca de 700kg de carne, são no total cerca de 70 toneladas por ano. E se estás a fazer contas e 130 kg x7 não dá 700kg é porque eles não comem 7 dias por semana, têm 1 dia de jejum que simula o jejum a que o organismo deles estaria habituado se vivessem no seu habitat e não conseguissem caçar todos os dias.
Consegues imaginar? Se vieres visitar o Jardim Zoológico de manhã poderás ter a sorte de assistir a um enriquecimento alimentar. Estes enriquecimentos permitem estimular os comportamentos naturais dos animais selvagens, para garantir o sucesso das reintroduções no seu habitat natural, como no caso recente do Leopardo-da-pérsia.