Follow by Email

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vem passar as férias no Zoo

Se já estás de férias e não queres ficar em casa, se gostas de animais e de fazer novos amigos, se adoras brincar o dia todo ao ar livre e aprender coisas novas então os campos de férias do Jardim Zoológico são ideais para ti.

Aqui poderás aprender tudo sobre a biodiversidade, através de jogos muito divertidos e dinâmicos ou perguntando aos tratadores curiosidades sobre os teus animais favoritos. 

Os nossos animadores certificam-se que sais daqui um verdadeiro embaixador da natureza ajudando na conservação da biodiversidade, não é em qualquer lado que podes fazer tanta diferença no futuro do nosso planeta, basta que te divirtas, aprendas e ensines depois aos teus colegas e amigos tudo o que aqui aprendeste. Assim estarás a ser um verdadeiro herói, ajudando a conservar a Natureza.

Pensas que ainda és muito novo? Se tens entre 3 e 5 anos podes inscrever-te nos Ateliers de férias do Zoo. E se achas que já és velho para estas brincadeiras ficas a saber que o nosso ATL do Zoo também tem participantes com 16 anos, a inscrição faz-se aqui.

Boas férias!



sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente 2015 Sete mil milhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação.




Desde 1972, que se celebra hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente. Todos os anos, o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) lança um novo tema para este dia. O objectivo é que, a cada ano, seja discutido um tema específico e criadas estratégias e medidas globais a favor do Ambiente.
Este evento – o Dia Mundial do Ambiente , é comemorado em mais de 100 países diferentes, que concentram esforços para promover a consciencialização mundial para questões ambientais específicas.

Em 2015, «Sete mil milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!»  foi o tema escolhido, e visa realçar o impacto das atividades humanas sobre o Planeta. Hoje, dia 5 de junho de 2015, faz-se uma chamada de atenção global para a consequência das nossas ações sobre o Planeta.

As nossas atividades económicas e os nossos padrões de consumo, refletem-se muito facilmente de forma negativa sobre a Terra. O equilíbrio dos ecossistemas terrestres e marinhos é constantemente abalado pelo Homem. Pelas suas pequenas ações diárias e hábitos enraizados que se revelam muitíssimo prejudiciais para o Ambiente e em última instância para nós próprios.

O Dia Mundial do Ambiente 2015, tem como missão recordar-nos disso mesmo. A forma como o Homem gere os recursos naturais do planeta influencia diretamente o bem-estar da humanidade. Todos contamos. E tudo o que fazemos importa. As nossas escolhas, a cada minuto, influenciam a vida de pessoas, animais, habitats, e toda a Natureza.
 A Sociedade Ponto Verde, um valioso parceiro nesta missão, juntou-se ao Jardim Zoológico não só para celebrar o seu aniversário, mas também para marcar este dia. No Bosque Encantado do Jardim Zoológico, toda a dinâmica da separação de resíduos e a reciclagem são tratadas de forma divertida para que ninguém se esqueça do que tem a fazer quando, por exemplo, acabar um pacote de sumo ou imprimir uma folha de que já não precisa. Os 3 R’s continuam a ser uma das máximas mais valiosas das boas práticas ambientais: Reduzir, reutilizar e reciclar.

Ainda não reduziste o teu consumo? De água, de electricidade, mas também de embalagens de plástico e tantos outros materiais. Começa já! Conheces alguém que ainda não faz separação de lixo e não utiliza o ecoponto? Explica-lhe a importância destes pequenos gestos e como eles se tornam aliados fundamentais para a conservação da Natureza!

Faz de todos os dias, o Dia Mundial do Ambiente!

Junta-te ao Jardim Zoológico e à Sociedade Ponto Verde até dia 7 de Junho, e diverte-te a reciclar no Bosque Encantado.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia mundial da criança

No dia em que celebramos o dia da criança dificilmente haverá melhor presente do que trazer as crianças ao Jardim Zoológico. O mundo animal tem um encanto especial para as crianças que o vêem como quase mágico. Rodeados de uma imensidão de fauna e flora as crianças sentem-se mais livres quando estão em contato com a natureza e a cada esquina espreita um animal diferente ou uma cria nova, lembrando-nos que hoje é dia de festejar a infância.

Hipopótamo-comum
Não há palavras que descrevam a sensação mágica de conseguir ver o pequeno canguru a espreitar da bolsa da sua mãe, a cria pendurada nas costas da mãe Gorila ou o pequeno hipopótamo a vir à superfície tomar fôlego porque decidiu mamar debaixo de água, tal como a sua criança, as nossas crias também são aventureiras.

Sabia que as crias do canguru-de-bennet nascem com menos de 1 cm e arrastam-se para dentro da bolsa marsupial da mãe para terminar o seu desenvolvimento? É lá que passam 9 meses a mamar e que crescem muito, alimentando-se de leite materno, a partir de 1 ano já se aventuram a sair da bolsa, mas regressam sempre que precisam de mamar ou quando procuram refúgio.

Canguru-de-bennet
Visitar o Zoo não é só um passeio agradável, é também uma oportunidade de aprender mais sobre os animais através dos conteúdos disponibilizados nas placas e painéis informativos e claro, sensibilizando-se para a conservação das espécies.

Há sempre crias novas e juvenis nos grupos dos Chimpanzés ou das Girafas; nos primeiros é sempre curioso ficar um tempo a observar os seus comportamentos, com brincadeiras tão semelhantes com as das nossas crianças, que parecem brincar à apanhada umas com as outras ou experimentando brincadeiras novas com paus e com frutas que se encontram ao seu redor.  

Já nas Girafas temos que estar mais atentos para perceber os comportamentos das crias, como nós que nos colocamos debaixo das saias da mãe quando temos medo, também é habitual vermos as crias colocarem-se debaixo da barriga da mãe Girafa se se sentem assustadas. 
Sabia que as girafas quando nascem caiem de uma altura de quase 2 metros? Pois é, mas não se preocupe que não se magoam, a Girafa durante o parto este em pé e a cria cerca de 1 hora depois já se equilibra e já consegue andar.
Girafa-de-angola

E lembre-se, com a sua visita está a contribuir para um projeto de conservação!