Concurso nacional de escolas - “NÓS PELO LINCE e O LINCE POR NÓS”


No dia aberto ao professor, que decorreu no passado dia 11 de Outubro no Centro pedagógico do Jardim Zoológico, para além da mostra de programas educativos escolares foi também lançado o concurso nacional de escolas para o ano letivo 2015/2016 intitulado “NÓS PELO LINCE e O LINCE POR NÓS”. Foram 70 os professores que ficaram a conhecer a nossa vasta oferta de programas para escolas e que ainda puderam esclarecer todas as suas questões sobre o novo concurso nacional de escolas.


Com este concurso pretendemos não apenas sensibilizar, mas principalmente motivar a população escolar  a agir, elaborando de raiz uma campanha de sensibilização ambiental sobre a importância da conservação desta espécie tão ameaçada. O desafio não é nós fazermos educação ambiental mas sim vocês, alunos com o apoio dos vossos professores transformarem-se em educadores ambientais dentro da vossa comunidade.

Como membros ativos da EAZA decidimos enquadrar a temática deste ano do concurso nacional de escolas na mais recente campanha “Let it Grow” que consiste em sensibilizar a população para a biodiversidade local.

É neste contexto que o Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Iberlinx, a Associação Bandeira Azul para a Europa (ABAE) - através do programa Eco-Escolas e a Direção Geral de Educação (DGE) lança o concurso nacional para escolas “NÓS PELO LINCE e O LINCE POR NÓS” dirigido a alunos da Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário e Profissional, a fim de promover a conservação da nossa biodiversidade, através de uma proposta de elaboração de uma campanha de sensibilização dirigida à comunidade.
Pretende-se que o lince – ibérico retome a sua função nos ecossistemas mediterrânicos, da qual decorre o seu valor natural.
Inegável é também o seu valor, estético e cultural. A generalidade do público valoriza a espécie pela sua beleza e valor simbólico, mas também porque reconhece que os territórios onde o lince – ibérico utiliza são espaços de elevado valor natural. É neste quadro tão característico do sul e interior de Portugal que encontramos os montados e florestas de azinheira e sobreiro . E Portugal é o maior produtor mundial de cortiça; o seu valor socio-económico é inquestionável: permite manter o emprego e contribui para o equilíbrio no mundo rural.
A ocorrência do lince-ibérico representa a conservação destes ecossistemas, uma vez que as condições que permitem essa ocorrência indicam um bom estado de conservação global, destes valores, com interesse para toda a Humanidade.

Poderá ler mais sobre o enquadramento teórico deste concurso e fazer a inscrição dos seus alunos aqui.


Poderá ainda encontrar mais informações e manter-se atualizado na página oficial do concurso nacional deescolas do facebook.