O Jardim Zoológico como ponte entre a escola e a ciência

Já se encontra aberto o período de candidaturas para a edição 2015/16 do projeto “A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul”.



“A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul” é um projeto adequado às orientações curriculares do ensino secundário e às competências a atingir pelos alunos neste ciclo de ensino. Aproxima os estudantes do mundo da investigação científica e permite-lhes uma escolha mais esclarecida em relação aos cursos superiores na área das ciências, e nomeadamente das ciências do mar.


Visto que este projeto tem como objetivo colocar os estudantes do Ensino Secundário com instituições que promovam a investigação científica estes poderão desenvolver um trabalho no Jardim Zoológico com os animais marinhos presentes na sua coleção. 




O Jardim Zoológico apresenta hoje 3 missões principais: Conservação, Educação e Investigação cujos objetivos se cruzam com as competências a adquirir durante este trabalho de investigação, entre as quais destacamos a promoção da literacia científica ao nível da biodiversidade, mais especificamente sobre comportamento animal; o aumento do conhecimento dos estudantes sobre elaboração de um projeto de investigação; o desenvolvimento de competências ao nível da interpretação, raciocínio e pensamento lógico e o contacto entre os alunos e funcionários do JZ que têm parte ativa na investigação.

Até 9 de Outubro as escolas poderão candidatar-se para participar no projeto e integrar as investigações no site da EMEPC.