Follow by Email

terça-feira, 27 de maio de 2014

Parabéns a você!


Jardim Zoológico


Nasce em 1884 em São Sebastião da Pedreira, filho de pessoas ilustres como Pedro van der Laan e José Thomaz Sousa Martins, tendo como padrinhos El rei D. Fernando II e o famoso poeta Bocage.

Em 1905 muda de casa onde permanece até aos dias de hoje, na Quinta das Laranjeiras.

Com o passar dos anos cresce muito, tornando-se cada vez mais rico, mas os seus valores não são meramente monetários ou patrimoniais, torna-se no maior advogado em Portugal a defender as mais diversas formas de vida, aliando-se a outros grandes advogados desta causa da Europa e do Mundo, a EAZA e a WAZA.

A sua grande riqueza é a vida, muitas vidas, cerca de 2000 vidas que protege e tantas outras que vai plantando e cuidando ao longo dos anos.

O seu lema assenta em 3 grandes pilares, Conservar, Educar e Investigar.

No dia 28 de maio faz 130 anos de vida, um jovem ainda, e dará uma grande festa oferecendo a entrada a quem partilhar da mesma data de aniversário. Podes consultar a agenda da festa aqui

Parabéns Jardim Zoológico! Parabéns pelos 2000 animais que proteges, pelas milhares de plantas que estão ao teu cuidado. Parabéns pelos sucessos de conservação, pelas espécies que devolveste à natureza.

Parabéns por tudo o que tens feito pela casa que é de todos, o planeta Terra, educando e conservando!

Parabéns Jardim Zoológico!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Amor está no ar!

Com a Primavera chega o calor o que na maioria dos habitats significa mais alimento para os animais, portanto não é de estranhar que a maior parte das espécies comece a namorar nesta época do ano.

flamingo-rubro
Os animais do Jardim Zoológico nesta altura presenteiam os visitantes com comportamentos curiosos de acasalamento a que podemos chamar paradas nupciais. Estes comportamentos que acompanham a época de reprodução podem manifestar-se das mais diversas maneiras com vocalizações, rituais aparatosos que parecem danças, odores das fêmeas que atraem os machos e até lutas.

Nas aves, os machos ainda são cavalheiros à moda antiga, os pavões elegantes ostentam as suas penas coloridas e brilhantes às fêmeas para as conquistar; os grous-do-japão parecem perguntar - a menina dança?- fazendo vénias de asas abertas ou movimentando o corpo com saltos engraçados; os tecelões transformam-se nos mais brilhantes arquitetos, construindo ninhos majestosos para que as fêmeas os escolham como seu par.
Gibão-de-mãos-brancas


Os mamíferos não são tão cavalheiros, habitualmente envolvem-se em disputas e marcações territoriais como o lémure-de-cauda-anelada que vocaliza, envolvendo-se em lutas odoríferas, usando a cauda e as glândulas dos pulsos ou o leão-marinho-da-califórnia que defende o seu território e o seu harém, movimentando-se muito e emitindo vocalizações ruidosas. Cada um à sua maneira trata de arranjar par para perpetuar a sua espécie e o resultado está à vista, basta visitar o Jardim Zoológico para conhecer as muitas crias que aqui habitam.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Barrigas de amor no Zoo


Não é de estranhar que as “Barrigas de amor” venham ao Zoo comemorar o dia da família, não poderia haver cenário mais apropriado que o nosso Jardim Zoológico repleto de crias e das mais diversas famílias do mundo animal.

As nossas barrigas de amor este ano deram origem a um sem número de animais novos, sendo uma das mais recentes, a cria do golfinho-roaz.  Trata-se de uma cria muito especial e pode ser vista na Casa da Lagoa, junto à Baía dos Golfinhos. O Yuki, o pequeno Golfinho ainda é muito apegado à mãe, mas mostra ser bastante sociável, característica que distingue esta espécie. Para além de interagir com os restantes membros do grupo, brinca e adere, bem divertido, às atividades de enriquecimento ambiental.



A Lagoa foi redesenhada e melhorada para receber a mamã orgulhosa, a famosa Vicky, e a sua pequena cria. Os técnicos do Jardim Zoológico têm acompanhado de perto o desenvolvimento do comportamento da mãe e cria, que tem sido bastante positivo. O nascimento deste macho representa mais uma vitória para o Jardim Zoológico, que trabalha diariamente para preservar e conservar espécies de todo o mundo.

Para além desta, as nossas barrigas de amor, deram origem a muitas outras crias como o pequeno Gibão-de-mãos-brancas ou a mais nova Girafa-de-angola. E haverá com certeza mais pequenas crias para nascerem durante o verão no nosso Jardim Zoológico, vem conhecê-las!