Pezinhos de lã

Que bem que nos soa o titulo do texto com o frio que se faz sentir, mas não, não estamos a falar de pantufas! Quando ouvimos a expressão “com pezinhos de lã”, sabemos que significa andar silenciosamente. Esta é uma das qualidades principais de qualquer predador, que se não conseguir permanecer em silêncio dificilmente consegue caçar, até porque a boa audição pode ser umas das muitas adaptações das presas.

Visto que silêncio é a palavra de ordem, vamos conhecer adaptações de alguns predadores.

Todos os felinos têm pezinhos de lã, se olharmos para as suas patas vemos que são almofadadas pois permite-lhes que se aproximem das presas sem fazer barulho. Têm ainda 4 dedos nos membros posteriores e 5 nos anteriores o que lhes permite ter mais uma garra para segurar e fixar a presa. Essas garras são também retrácteis (com exceção de algumas espécies como por ex. a Chita), o que significa que estão normalmente recolhidas e são distendidas apenas quando são necessárias, são usadas para trepar e caçar.

Existem também exímios caçadores voadores, mas o prémio para o mais silencioso vai para as corujas que possuem uma plumagem muito macia que lhes permite não só eliminar a turbulência durante o voo assim como lhes proporciona uma aproximação extremamente silenciosa à presa. Esta adaptação não está presente na maioria das espécies que caçam durante o dia ou nas espécies de aves pescadoras, é evidente que o silêncio da noite origina adaptações especiais aos animais que se encontram mais ativos no crepúsculo e durante a madrugada.


Coruja-das-neves

























Visite o Jardim Zoológico, veja ao vivo uma grande diversidade de felinos e assista ainda ao voo silencioso da Coruja-das-neves na apresentação do Bosque Encantado. Aproveite ainda para inscrever as crianças nos nossos campos de férias de Natal, quem sabe no dia "Pezinhos de lã". Mais informação aqui.