O Homem e os animais no planeta Terra


A vida na Terra terá surgido há 3400 milhões de anos atrás a partir de partículas de água. A Natureza seguiu o seu curso e moléculas como o ADN, originaram seres cada vez mais complexos. O planeta Terra é a casa de milhões de espécies diferentes de plantas e animais…

O Reino Animal representa um enorme conjunto de formas diferentes de vida. Distinguem-se individualmente pela sua forma, tamanho, comportamento, habitat entre tantas outras características específicas. Mas o objetivo de vida de todos eles é o mesmo: cumprir o seu ciclo de vida. Cada espécie tem o seu próprio ciclo de vida, que se repete de geração em geração. Ou seja, manter-se vivo o tempo suficiente para se reproduzir e originar descendência antes de finalmente morrer. Por outras palavras, garantir a sobrevivência da sua espécie. Mas quando este ciclo é quebrado, o que acontece? O número de animais daquela espécie vai inevitavelmente diminuir.

Mas porque razão é que os animais estão em perigo? Sobretudo porque o Homem está a destruir os seus habitats, a polui-los, a alterar o clima do planeta, a abater animais que vivem na natureza e a caçá-los. Em ultima análise, o que interrompe o ciclo de vida da maioria das espécies é o Homem.

A presença do Homem influencia diretamente o ambiente em que se insere. Infelizmente grande parte do impacto da ação humana é destrutiva e tem sido devastadora para a conservação da Natureza, e numa escala global, para o planeta. O Homem é a principal ameaça à sobrevivência das espécies e o principal responsável pela diminuição avassaladora da Biodiversidade do Planeta.

Estima-se que 1 em cada 4 espécies de mamíferos, 1 em cada 8 espécies de aves e 1 em cada 3 espécies de anfíbios estão em risco de extinção. Todos os anos desaparecem da Terra animais extraordinários, extinguem-se. E a extinção é para sempre!

Sabia que o comércio ilegal de espécies é o 2º negócio ilegal que envolve mais dinheiro? E que a cada segundo, 6000 m2 de floresta tropical húmida é desflorestada?

O momento é crítico e todos temos um papel a desempenhar, uma missão a cumprir diariamente. É muito simples, se não quiser pesquisar sobre o que pode fazer, basta lembrar-se de consumir menos e consumir melhor. Reduzir, reutilizar e reciclar são mesmo os pilares para a conservação do planeta.

A consequência da perda da biodiversidade, da destruição dos habitats, das alterações climáticas e da resultante extinção de inúmeras espécies animais e vegetais é devastadora para a sustentabilidade do planeta e para a sobrevivência da própria espécie humana. A Terra é um enorme ecossistema em que tudo está interligado e cada um afeta o todo. Um ecossistema é exatamente isso, um conjunto de fatores que atuam em simultâneo numa determinada região. Ou seja, a alteração de um só elemento do ecossistema causa modificações e pode levar ao desequilíbrio desse ecossistema.

É urgente agir! Todos precisamos de assumir a nossa parte individual e cada um de nós contribuir para o equilíbrio e não para o desequilíbrio dos ecossistemas.