Libélulas... Factos e mitos


Libélulas e libelinhas são a mesma coisa?
Podemos chamar libélulas a todos os insectos da ordem Odonata. Mas podemos também distinguir as libélulas (subordem Anisoptera) das libelinhas (subordem Zygoptera).

A diferença está no tamanho? As libélulas são maiores que as libelinhas?
As libélulas são de facto mais robustas e as libelinhas mais delgadas. Mas a odonata com maior envergadura de asas é uma  libelinha, a Megaloprepus caerulatus
Megaloprepus caerulatus
Uma das principais diferenças entre libélulas e libelinhas, é o formato das asas: nos anisópteros – as libélulas, o par de asas anterior é diferente do par posterior; nos zigópteros – as libelinhas, ambos os pares de asas são idênticos.

As libélulas são capazes de arrancar os olhos das pessoas?
Não. Alguns nomes atribuídos como tira-olhos, cavalinho-das-bruxas ou balanças-do-diabo, reflectem o receio que os humanos têm destes insectos de voos rápidos e ágeis, que podem ter de envergadura de asa 12 cm (no máximo). Mas, apesar de excelentes predadores, não constituem perigo para o homem.

Qual a maior libélula de todos os tempos?
A Meganeura monyi, com 75 centímetros de envergadura , viveu há 300 milhões de anos. Foi não só a maior libélula, mas o maior insecto voador que alguma vez existiu.

As libélulas e libelinhas estão sempre junto aos rios?
Estes insectos vivem junto de pontos de água porque aí depositam os seus ovos, e as suas larvas desenvolvem-se na água. Enquanto as libelinhas normalmente não se afastam muito do local onde nasceram, as libélulas podem voar para locais mais afastados. Existe até uma espécie de libélula que pode fazer migrações desde o norte de África até à Islândia.

Porque formam um coração no acasalamento?
As fêmeas têm de tocar com a parte terminal do seu abdómen num segmento inicial do abdómen dos machos para recolher o esperma, enquanto isso o macho segura a fêmea pelo pescoço usando a parte terminal do seu abdómen.

Porque é que por vezes voam ligadas umas às outras?
Em algumas espécies, o macho continua agarrado ao pescoço da fêmea mesmo depois da cópula, para a conduzir a um local favorável para a postura dos ovos e para garantir que mais nenhum macho tenta acasalar com ela. Esta posição chama-se tandem.

As libélulas passam por uma metamorfose?
Sim, mas não formam uma crisálida como as borboletas. Os adultos emergem directamente das larvas mas, ao contrário das borboletas que em poucas horas atingem o aspecto do adulto com as asas completamente secas, nas libélulas terão de passar vários dias até que o insecto se torne um adulto maduro. Esta maturação implica normalmente alterações significativas nas cores do seu corpo.

As libélulas são espécies ameaçadas de extinção?
Algumas espécies estão em franco declínio e existe legislação nacional e internacional para as proteger. De uma forma geral todas as libélulas sofrem com as alterações no habitat, como represas nos rios, poluição aquática ou seca dos pontos de água. Também são afectadas pelo uso de químicos na agricultura ou pela introdução de espécies exóticas, como a gambúsia ou o lagostim-vermelho-do-luisiana, que predam as larvas. Em qualquer dos casos o aquecimento global poderá intensificar o efeito das ameaças sobre estes animais.