Animais do Zoo - NInhos ou tocas?


Grifo
Já pensaste como é que os animais se protegem do vento, da chuva, do frio, do calor e também dos predadores? Muitos têm pelo para os ajudar e outras partes do corpo adaptadas. No entanto, muitos animais precisam de construir abrigos, como tocas, para se protegerem melhor. E naquelas alturas especiais em que há pequenas crias a caminho ou filhotes ainda pequenos? Também é preciso uma proteção extra, e nada como um confortável ninho, não achas? Há ainda outros animais que procuram locais abrigados, são os que preferem refúgios naturais, como buracos em árvores ou rochas, ou até mesmo vegetação.

 Sabias que os ninhos dos frifos podem ter dois metros de diâmetro e pesar mais de uma tonelada? E que os ninhos dos flamingos são cones de lama? Mas não são só as aves que constroem ninhos. Há animais que os constroem apenas para passar a noite, para hibernar durante longos meses, ou até para passar toda a vida. No caso dos mamíferos, existem roedores que fazem ninhos nas ervas, outros que escavam galerias no solo e até primatas que fazem ninhos nas árvores para passar a noite, como os orangotangos e os gorilas.

suricatas
As tocas costumam ser escavadas no solo, na lama ou na neve,  ao contrário dos ninhos que podem estar suspensos,  assentes em troncos, no chão ou a flutuar. Muitos mamíferos constroem tocas como os coelhos, mas há um especial, a Suricata. As suricatas são tão engenhosas que constroem túneis debaixo da terra, e ligam-nos uns aos outros. É como se fossem verdadeiras casas subterrâneas, em que cada divisão está ligada à outra por um corredor! Para as suricatas não bastava escavar uma toca, elas tinham que fazer uma construção grande no solo da savana para ser suficiente para a família toda.


Mas também existem alguns animais que não precisam de procurar abrigo nem construir nenhuma proteção, pois ela já está incluída no seu corpo, como é o caso do porco-espinho que está sempre protegido com os seus longos e afiados espinhos. Como podes ver, o mundo animal está repleto de excelentes construtores e de “casas” muito diversas.