Ontem foi um dia especial…

Sabias que há 5 espécies diferentes de Rinoceronte? Sabias que o rinoceronte-branco é o 2º maior animal terrestre? E que 3 das 5 espécies de rinoceronte estão Criticamente em Perigo? No Jardim Zoológico podes observá-los de perto e contribuir para a conservação de todos os Rinocerontes!

Rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis )
A caça é a maior ameaça direta à sobrevivência dos Rinocerontes e, em conjunto com a destruição do habitat, pode decretar a sua extinção em poucos anos! Infelizmente o valor de um chifre de rinoceronte vendido no mercado ilegal é tão alto que os caçadores furtivos, continuam a arriscar a própria vida para concretizarem o abate do animal e a venda.

 73% da população total de Rinocerontes no Mundo, vive na África do Sul. No entanto, depois de vários anos de aumento populacional, chegaram as más notícias… Só entre 2010 e 2012 foram abatidos 1449 rinocerontes africanos no seu habitat natural, e em 2013, a contagem já ultrapasa os 500 animais abatidos… Estas são notícias devastadoras para a sobrevivência dos Rinocerontes africanos e um péssimo indicador do futuro para os Rinocerontes asiáticos.

Se a caça continuar a este ritmo, o número de mortes no habitat vai ser maior do que o número de nascimentos já em 2016-2018, daqui a 3 anos! O resultado deste saldo é a extinção definitiva e muito rápida destes animais maravilhosos.

Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum)
 No Jardim Zoológico temos ao nosso cuidado 2 grupos de rinocerontes: Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) e Rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis). Ambas as espécies estão incluídas no Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP) e cada nova cria representa uma força implacável na luta pela sobrevivência e para a conservação das espécies.
Protege a natureza. Não compres produtos da medicina tradicional com composição de origem animal, como sendo extrato de chifre de rinoceronte. Não facilites o tráfico de chifres de rinoceronte.


Precisas de mais motivos para participares no Dia Internacional do Rinoceronte, o dia 22 de Setembro? Junta-te a esta iniciativa mundial e faz a tua parte através da visita ao Jardim Zoológico.