A melhor mãe do Mundo!


Será verdade, estarei a ver uma pequenina mão agarrada ao pelo da orangotango? Um braço apoiado? Uma cabecinha quase careca só com um tufo de pelos, encostada ao peito? É isso mesmo, passaram cerca de 8,5 meses e com 3,5 kg de peso nasceu uma pequena cria de orangotango. Engraçado, tal como acontece com grande parte dos bebés humanos, certo? Os grandes primatas não humanos são animais extraordinariamente semelhantes a nós.
A nossa mais recente cria de orangotango, muito pequena, é ainda transportada, alimentada e cuidada a tempo inteiro pela mãe que se esforça para, em simultâneo, a manter afastada dos olhares curiosos e do toque dos outros animais com quem vivem. Se as fores espreitar ao Templo dos Primatas poderás ter de esperar muito tempo para a conseguires ver. Mas espera, é fabuloso o que vais ver. Ser mãe a tempo inteiro é uma tarefa muito exigente, e num orangotango pode durar até 8 anos! Só perto dessa altura é que as crias de orangotango deixam de depender da mãe e se tornam independentes. A progenitora terá que amamentar a sua cria até ela ter quase 4 anos de idade e a rotina diária já nada simplificada, implica ainda cuidar do ninho, remodelar ou construir um novo, todos os dias. Depois da total dependência da progenitora, aos poucos a cria começará também ela a querer explorar o ambiente em que vive, adquirirá mobilidade e a mãe terá que a acompanhar nas suas travessuras para manter em segurança. Tal como um bebé que começou a gatinhar ou a dar os primeiros passos. Os orangotangos têm a maior infância de todos os grandes primatas.
Aqui no Jardim Zoológico vivem Chimpanzés, Gorilas e Orangotangos que os visitantes observam deliciados, entre a agitação dos chimpanzés, o porte imponente do gorila e a calma dos orangotangos. Todos encontram aqui um espaço óptimo para o seu crescimento e reprodução. E nós podemos observar as semelhanças e as diferenças evidentes entre primatas, humanos ou não.

 Vem conhecer as nossas crias. Desde orangotangos, leões e até pequenos ursos, há muitos pequenotes para ver. E todos devem dizer-te que a deles é a melhor mãe do Mundo. Até já!