MAS PORQUE É QUE TENS ESSE NOME?


Há muitas espécies cujos nomes, consideramos curiosos, engraçados, o que muitas vezes não sabemos é que os nomes têm uma razão de ser.

Koala (Phascolarctos cinereus) significa “o que não bebe”. Este animal durante toda a sua vida não precisa de beber água, retira toda a água de necessita das folhas de eucalipto das quais se alimenta. Ainda que possas pensar que os eucaliptos são todos iguais não é assim, existem cerca de 700 espécies eucaliptos diferentes.

As folhas de eucalipto são, para a maioria dos animais, venenosas. Mas para o koala é uma verdadeira iguaria, já que têm um aparelho digestivo à altura, que consegue degradar um alimento tão fibroso. Um koala ingere entre 200 a 500 g de folhas por dia, mas de apenas cerca de 20 espécies diferentes de eucaliptos. 


O canguru foi um animal que surpreendeu o explorador John Cook, quando chegou à Austrália, assim a primeira vez que observou este animal que só pela sua forma de locomoção o espantava, perguntou a um nativo “Que animal é aquele?” e a resposta foi dada em linguagem nativa e significava “não te percebo”, qualquer coisa do tipo “hangoroo”, ora John Cook ficou a pensar que o nome daquele animal era Canguru e daí que ainda hoje em dia, tanto em português como em inglês, este animal seja chamado de Canguru.

Também o animal terrestre mais alto tem uma história associada ao seu nome. A origem do nome “girafa” vem de Zirafa que significa “a graciosa”.
Considera-se que foi a partir deste nome que surgiu “girafa”. Curiosamente, pensava-se que estes animais eram o resultado de uma mistura entre girafa e leopardo daí que o nome científico da sua espécie seja, Giraffa camelopardalis.