À DESCOBERTA DE BIODIVERSIDADE

Todos os anos há novas espécies que são identificadas pela primeira vez, muitas existirão que não são conhecidas pela comunidade científica, podendo mesmo desaparecer antes de serem descobertas.


Okapi (Okapia Johnstoni)


Uma das espécies que poderás observar no Jardim Zoológico e que foi descoberta há pouco mais de 100 anos é o Okapi (Okapia johnstoni) – o seu restritivo específico refere-se a  Harry Jonhston , explorador que a identificou pela primeira vez em 1901.
Habita em florestas equatoriais densas com distribuição limitada ao Nordeste e Centro-Leste da República Democrática do Congo, na floresta de Ituri.

Muitas vezes são considerados da família das girafas e equivocamente das zebras, efectivamente pertencem à família Giraffidae com a qual partilham algumas semelhanças, a língua longa com 40 cm e preênsil, as orelhas longas, os cornos que  apenas os machos possuem.

Embora o seu regime alimentar não seja totalmente conhecido sabemos que são herbívoros. Vivem solitários e são muito difíceis de observar no seu habitat natural devido à sua camuflagem e comportamento esquivo.

Segundo a IUCN esta espécie encontra-se quase ameaçada de extinção pela caça, e destruição de habitat. O Jardim Zoológico participa no programa europeu de reprodução desta espécie (EEP) e já contribuiu com 2 crias.