Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas

Saguim-imperador (Saguinus imperator)

Na Europa, dentro dos Jardins Zoológicos que pertencem à EAZA (European Association Zoos and Aquaria), existe um programa designado por EEP (European Endangered Species Programme) - Programa Europeu de Espécies Ameaçadas - que se dedica à reprodução de espécies que estão ameaçadas de extinção. Cada uma das espécies envolvidas neste programa tem sempre um zoo que é coordenador do programa. Isto exige que seja produzido um studbook, ou seja, um documento onde são registados os diferentes exemplares de determinada espécie, por forma a conhecer a demografia e genética das populações que existem nos diferentes zoos que pertencem à EAZA. Com esta gestão, é possível gerir as coleções de forma, a que não existam problemas de consanguinidade quando são realizados cruzamentos entre os indivíduos e a promover uma maior variabilidade genética dentro da espécie.

Assim em conjunto com o Comité de espécies (Species Committee), a cada ano são definidos que indivíduos se devem reproduzir e quais irão de um zoo para outro. Esta gestão exige muito esforço e conhecimento humano para que se consiga efetuar esta tarefa com sucesso.

O Jardim Zoológico é coordenador do EEP do Saguim-imperador (Saguinus imperator) e dos studbooks europeus da Tartaruga-espinhosa (Heosemys spinosa), do Periquito-dourado (Guaruba guarouba) e Níala (Tragelaphus angasii) e do Stutbook internacional da Impala-de-face-negra (Aepyceros melapus petersi).