O ANIMAL QUE MAIS APARECE NAS VISITAS




Andando pelo Jardim Zoológico, são muitas as vezes que durante as visitas guiadas, ele aparece e o guia perde a atenção dos alunos que estavam a assistir à visita. Falamos do Pavão-real. 

No Jardim Zoológico anda um pouco por todo o lado, enchendo este espaço de cor, passando de uma instalação para a outra e fazendo todos os dias, visitas inesperadas a animais como Cangurus ou Impalas. 

Esta ave é originária da Índia, desde há muito tempo que vive em jardins nos mais diferentes países, pela sua beleza e principalmente pelas penas coloridas que podemos observar nos machos. As fêmeas apresentam penas castanhas e beges, enquanto os machos quando abrem o seu “leque” para encantar as fêmeas, mostram cores que vão dos azuis aos verdes.

Estas aves são omnívoras comem plantas e sementes assim como insetos e até pequenos mamíferos. Podem voar muito alto e não são raras as vezes em que ao fim do dia os podemos ver no topo das maiores árvores. No entanto quando é altura de construírem os seus ninhos é no solo que o fazem, podem por de 3 a 6 ovos, pouco tempo depois de nascerem passam logo a andar atrás da sua mãe.

Agora já sabes quando vieres ao Jardim Zoológico não te assustes se vires um pavão a passear ao teu lado!