Ovos

Ovo de Casuar
Esta semana vamos falar sobre ovos, como sabes as aves põe ovos, assim como muitos répteis e até alguns mamíferos. A estes animais que se reproduzem por ovos chamamos de ovíparos, neste artigo vamos falar dos ovos das aves.
Será que todos os ovos são iguais?
Variam em tamanho, forma e até na sua cor.
Se pensares nos ovos da galinha que têm casca dura, a sua cor pode variar entre castanho mais escuro a mais claro. Podes pedir aos teus pais para te mostrarem em casa.
Ovo de colibri-abelha
Já o Casuar que é uma ave que podes observar no Jardim Zoológico, os seus ovos são verdes para ficarem escondidos no meio das ervas que existem no chão, são as fêmeas que põem os ovos, mas neste caso o macho é que se vai sentar em cima deles para ficarem quentinhos e nascer a cria. As Emas colocam ovos também no chão e estes têm uma cor de preto a azul-escuro. As Emas e os Casuares põem os ovos no chão porque são aves corredoras que não voam.
O maior ovo do mundo, é o da Avestruz, mas esta ave como sabes também é de grandes dimensões, já o Kiwi põe ovos que são muito grandes quando comparados com o tamanho da fêmea.
O Colibri-abelha é a ave mais pequena do mundo e o seu ovo, também é o mais pequeno com cerca de 1 cm de altura.