A "NOSSA" ÁRVORE | QUERCUS SUBER



Em 2011, o Sobreiro (Quercus suber) foi considerado a Árvore Nacional de Portugal. Esta espécie, protegida em Portugal, e que pertence à família das Fagáceas, ocupa uma área de 737.000 hectares, segundo o Inventário Florestal Nacional. É também conhecida por outros nomes, sendo o mais famoso – chaparro.

Pode atinge cerca de 15 a 20 m de altura. Tem as folhas ovais, têm na face superior uma coloração verde-escura e são revestidas por uma cera que as protege. Já na face inferior, têm uma cor acizentada. O fruto do sobreiro é classificado em glande, commumente designado por bolota, tem uma forma oval e um pedúnculo curto.


O seu tronco é protegido por uma espessa casca, designada por cortiça. Este material, protege o tronco do sobreiro e funciona como um escudo que esta árvore apresenta devido à presença de fogos regulares no clima Mediterrâneo. Permite-lhe também recuperar rapidamente do pós fogo.

De notar que a cortiça, representa uma grande fatia das nossas exportações anuais e pode ter inúmeras utilizações desde as rolhas, pavimentos, assim como peças de uso pessoal, chapéus, carteiras, sapatos, entre outras utilizações.

Esta árvore, apresenta inúmeras mais valias, desde logo a sua beleza, é o pilar dos nossos montados, sobre os quais pode ler mais em – “ Montado – um ecossistema tipicamente português“ , é neste ecossistema que habitam inúmeras espécies, muitas das quais em perigo de extinção.