O Bongo


No Jardim Zoológico pode-se conhecer um animal, cujo nome muitas vezes dá origem a alguma curiosidade, o Bongo, sumos aparte, estes animais vivem em África, nas regiões de florestas tropicais e bosques.
Apresentam pêlo de cor castanho- avermelhada, com riscas brancas, estas riscas têm uma razão de existir, permitem que se consigam camuflar nas florestas, as riscas brancas confundem-se com os raios de sol que passam entre as folhas das copas das árvores. Tanto os machos como as fêmeas têm cornos, que podem chegar aos 100 cm de comprimento, mesmo assim os das fêmeas são mais estreitos e mais pequenos. Outra diferença entre machos e fêmeas é que normalmente os machos são maiores .
A nível da sua estrutura social os machos vivem solitários, já as fêmeas vivem com as suas crias, ainda assim podem existir grupos com machos e fêmeas
Quanto à sua alimentação estes animais são herbívoros.
A subespécie que existe no Jardim Zoológico encontra-se criticamente em perigo de extinção, segundo a IUCN, as principais ameaças são a caça e a destruição do habitat.