Animais que sobrevivem com muito calor!


Já falámos em animais que gostam de chuva ou que vivem na neve, como estamos no verão, hoje vamos falar de animais que conseguem sobreviver em locais onde faz muito calor.
 Quando pensamos em calor lembramo-nos logo de muita areia, sol e água que é o que nos sabe bem quando estamos com calor. Quando a água falta e resta apenas a areia e o sol só alguns animais conseguem sobreviver, é o caso do Ádax, se nunca viste nenhum podes vir ao Jardim Zoológico conhecê-lo. Este animal consegue sobreviver em climas com temperaturas muito altas, como? Descansa durante o dia quando o sol está bem alto e ficam mais ativos antes do sol nascer ou mesmo quando ele se põe, ou seja, de manhã cedo e à noite.
Pois é não são só os camelos que conseguem passar longos períodos sem beber água, o Ádax também consegue, pois ele retira a água necessária para a sua sobrevivência das plantas que come.
 Outro animal que todos conhecemos tão bem e que arranjou forma de sobreviver aos períodos de seca e calor é o crocodilo. Quando as temperaturas aumentam onde eles habitam, no verão ficam sem atividade, a isto chama-se estivação, onde o batimento cardíaco e a respiração diminuem de uma forma extraordinária. No entanto estes animais têm tantas estratégias de sobrevivência que quando os invernos são frios, isto aplica-se mais aos aligatores – americanos, eles entram num estado semelhante ao de hibernação, em tocas construídas por eles próprios e sobrevivem à custa das reservas de gordura que acumularam durante o verão.

 Se queres conhecer estes e outros animais que sobrevivem ao calor, aproveita as férias de verão e vem ao Jardim Zoológico conhecê-los!