DESTINOS DE FÉRIAS EM EXTINÇÃO: A ILHA DE BALI


Quem é que não gostava de ir de férias para as ilhas Indonésias? Na ilha de Bali encontramos num só destino: praias com mar azul transparente, vegetação tropical exuberante e uma cultura muito diferente da nossa, com vestes e celebrações cheias de cor! Mas o mais importante é a riqueza de espécies tanto animais como vegetais que ali podemos encontrar…

Mainá-do-bali
Sabias que o Bali fica numa das regiões com maior biodiversidade do Planeta? O Sudeste Asiático, a região geográfica em que se incluem as ilhas Indonésias como a ilha do Bali, é por isso mesmo considerado internacionalmente um Hotspot da biodiversidade. Estas regiões são especiais devido à sua riqueza biológica mas infelizmente são também das mais vulneráveis no mundo e já perderam 70% dos seus habitats originais e 50% das espécies de plantas. Cerca de 42% dos vertebrados terrestres são endémicos, ou seja, originários destes Hotspots que cobrem apenas 2,3% da superfície terrestre. No Sudeste Asiático encontram-se as florestas tropicais mais antigas e consistentes da Terra. Uma diversidade e riqueza biológica que não tem igual no Mundo. No entanto, atualmente está a perder as suas florestas mais rápido do que qualquer outra zona equatorial. Estima-se que nos próximos 10 anos as florestas primárias do Sudeste Asiático estejam já destruídas e com elas inúmeras espécies animais extintas.
Dragão-de-komodo
 Só para terem uma ideia referimo-nos a animais como o Dragão-de-komodo e o já quase extinto Mainá-do-bali entre tantos, tantos outros que poderão agora desaparecer para sempre!
O assunto é tão sério que em 2012, e pela primeira vez, a EAZA ( a Associação Europeia de Zoos e Aquários ) e a IUCN (a União Internacional para a Conservação da Natureza), através da sua Species Survival Commission (SSC) desenvolveram e laaram a primeira campanha de conservação conjunta: a Southeast Asia Campaign 2012. No Jardim Zoológico vais em breve poder participar nesta campanha a que chamámos No Trilho da Ásia para além de ficares a conhecer muito mais acerca deste Hotspot da Biodiversidade e das espécies animais que nele vivem.

Fica atento e faz a tua parte!