Elefante – o maior animal terrestre!


Elefante-africano
É o maior animal terrestre, é um mamífero e por isso nasce da barriga da sua mãe, onde fica durante quase dois anos até ser altura de nascer. Quando nasce bebe leite e tem pelo, mas onde é que será que o elefante tem pelo? Quando olhamos para ele, à primeira vista, pode parecer que não tem pelo mas, se olharmos com atenção, onde podemos ver melhor os pelos é na ponta da cauda, onde os pelos são longos e muito duros, parecem arame.
Como sabes os elefantes têm uma tromba, mas será que a tromba é um nariz ou uma boca? É um nariz, através dele respiram, mas é também muito mais do que isso, a ponta da tromba funciona como uma mão, permite-lhes agarrar os alimentos e levá-los à boca.
De cada um dos lados da tromba, o que temos? São os dentes incisivos, muito conhecidos por serem de marfim, esta é a principal causa que leva à caça destes animais para lhes tirarem o marfim, por isto estão ameaçados de extinção.
Para além da tromba e dos dentes, o elefante tem umas orelhas que são muito grandes. Estas funcionam como um leque, que ajuda o elefante a arrefecer o seu sangue, quando está muito calor e assim, a manter a temperatura do seu corpo.
As famílias de elefantes são especiais, as fêmeas vivem todas juntas e os machos são solitários. Dentro do grupo de fêmeas há uma que é responsável por todo o grupo, a matriarca.
Sabias que o elefante é o símbolo do Jardim Zoológico? Vem com a tua turma e conhece os nossos elefantes-africanos numa visita guiada.