DA SAVANA À TUNDRA


Esta semana, vamos viajar até zonas mais frias, as tundras, podemos encontrar este tipo de habitat junto ao pólo norte - Ártico. Caracterizam-se por terem um permafrost, ou seja, uma camada de gelo que é permanente ao longo do ano, o seu clima é frio e seco, designado por clima polar, as temperaturas apresentam-se em média sempre negativas

E será que este tipo de habitat permite a existência de vida? Sim, aqui também há vida, mas subsiste com as devidas adaptações, as plantas são rasteiras, é disso exemplo, o Salix artica. Também podemos encontrar musgos e líquenes.

E quanto à fauna, existem mamíferos e aves que vivem nestes habitats, o Boi-almiscarado, o Urso-polar, são animais que vivem durante todo o ano na tundraa Coruja-das-neves (Bubo scandiaca), efetua migrações para zonas mais quentes, no sul.

No Jardim Zoológico podemos observar a Coruja-das-neves. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, ou seja, conseguimos facilmente distinguir os machos das fêmeas. Os machos apresentam penas brancas, já as fêmeas apresentam penas brancas com pintas castanhas. As pintas permitem que a fêmea se camufle facilmente quando se encontra no ninho. 

Será que podemos encontrar répteis na tundra? Não. O seu tipo de metabolismo não lhes permitiria sobreviver, neste tipo de habitat, principalmente devido às baixas temperaturas ao longo do ano.