Variação do fundo genético


O fundo genético é determinante para a sobrevivência das populações e sofre variações, estas podem ter diferentes causas como a meiose, mutações, deriva genética, reprodução sexuada e seleção natural e artificial.
Esta semana, vamos abordar cada uma delas:

  • As mutações genéticas introduzem novas informações genéticas, que ocorrem ao nível dos genes ou mesmo a nível cromossómico, são desta forma uma fonte primária de variabilidade, podendo conduzir a alterações drásticas ou a características que se apresentam vantajosas para uma melhor adaptação ao meio onde vive.
Migração de Gnus
  • As migrações, referem-se à passagem de indivíduos de uma população para outra. Com a imigração a representar a entrada de indivíduos e a emigração a saída. Estas situações conduzem ao fluxo de genes entre populações, que pela reprodução trocam informação genética.

  • A deriva genética, depende exclusivamente do acaso, ocorre em populações pequenas e leva a uma redução drástica da população, podendo alterar o fenótipo dominante que até então ocorria na população.
Sobre todos os referidos fatores que alteram o fundo genético há sempre a ação da seleção natural. A seleção artificial é quando o Homem privilegia determinado fenótipo em detrimento de outros, por serem benéficos ao  Homem de alguma forma ou até por mera beleza. Um exemplo desta forma de seleção é o caso dos animais domésticos, como por exemplo as raças de cães.