O HIPOPÓTAMO-COMUM




O Hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius) tem como área de distribuição os rios e pântanos de África. Devido às suas dimensões - pode chegar às 4,5 toneladas - deram-lhe os habitantes locais deram-lhe um nome cujo significado é “cavalo do rio”. Ao longo do dia, este grande mamífero permanece dentro de água com baixa atividade, já durante a noite, deixa o rio para pastar nas suas margens.

Apesar de ser um mamífero, a sua pele é quase totalmente nua, apresentando pelos apenas nas orelhas e na cauda, à semelhança do que acontece com os elefantes e rinocerontes. A animais com esta característica dá-se o nome de paquidermes.

Por vezes, principalmente nas alturas de maior calor, é possível observar na barriga e orelhas manchas rosadas. Uma vez que possui uma pele quase nua, esta necessita de estar constantemente húmida. Para isso o hipopótamo tem a capacidade de segregar um liquido avermelhado que tem como função protege-lo dos raios solares.

O hipopótamo é um herbívoro, ou seja, alimenta-se de plantas podendo um adulto ingerir mais de 100kg de vegetação numa única noite. 

Os seus dentes que podem atingir 60 a 80 cm de comprimento e pesar mais de 3kg. Estes vão crescendo ao longo de toda a vida e são usados em lutas com outros hipopótamos. 

O Hipopótamo-comum está classificado como vulnerável pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O Homem é a sua principal ameaça, devido destruição de habitat e caça ilegal para obtenção de carne e marfim.