“LAGARTO-DE-JESUS-CRISTO"



Basilisco-de-crista-verde (Basiliscus plumifrons)



O Basilisco-de-crista–verde ou Lagarto-de-jesus-cristo, é um réptil com características que o tornam especial. Tem dedos longos e escamas que lhe permitem correr sobre a água apoiado só nas suas pernas. Para além disso, também conseguem nadar e correr muito rápido em terra. Como o nome indica têm cor verde e os machos têm cristas, não uma, mas três cristas ao longo do seu corpo.


O Basilisco-de-crista-verde, é um réptil e como tal tem determinadas características. Uma já falamos, têm escamas a cobrir o corpo, nascem de ovos e têm o sangue frio. O que quer dizer ser de sangue frio?
Ora os répteis precisam do sol, para se aquecerem, enquanto nós estamos sempre à mesma temperatura, os répteis precisam de calor para se aquecerem, aqui no zoo quando está frio, eles têm umas lâmpadas nas suas casas, que os ajudam a  manterem-se quentes.
Falamos do Basilisco-de-crista-verde que é da família das iguanas, mas também existem outros répteis, como as serpentes, as tartarugas, os lagartos e os crocodilos. Todos eles têm escamas, mas há uma diferença, enquanto as tartarugas perdem uma escama de vez em quando, as serpentes quando fazem uma muda, trocam as escamas todas de uma vez, fazem uma muda completa.

Os ovos ao contrário dos ovos das aves, dos quais já falámos em “A ave azul do zoo” não têm uma casca dura, são moles.