Da biosfera à savana

Ao nosso planeta enquanto ecossistema global chamamos de biosfera, como sabes em diferentes locais do planetas podemos encontrar diferentes habitats, caracterizados por diferentes factores abióticos, esta semana iremos falar sobre a savana.
Savana
Esta localiza-se no continente Africano, na América do Sul e na Austrália. Caracteriza-se por ser relativamente plana, ter poucas árvores e apresentar uma vegetação alta,  que é em larga medida representada por gramíneas.
Ao longo do ano tem duas estações, a estação seca e a das chuvas, este é o factor principal que muitas vezes leva as espécies que aí vivem a fazerem migrações durante a estação seca para zonas onde ainda exista vegetação para se alimentarem. As savanas apresentam amplitudes térmicas consideráveis do dia para a noite.
Elefante-africano
No Jardim Zoológico são várias as espécies que podes observar e que habitam na savana, o Elefante-africano, o Leão-de-angola, a Girafa-de-angola, o Rinoceronte -branco, o Melro-de-cauda -comprida, assim como outros. É de notar, que os grandes herbívoros, como é o caso do Elefante-africano, são cruciais para a manutenção do equilíbrio do ecossistema, na dispersão de sementes, até porque ingerem de 150 a 300 Kg de matéria vegetal por dia.