A AVE AZUL DO JARDIM ZOOLÓGICO

Arara-jacinta (Anadorhincus hyacinthinus)



No Jardim Zoológico temos uma grande ave que é azul e tem amarelo em três sítios, consegues ver na foto?
Tem amarelo à volta dos olhos, atrás do bico e falta um local que só conseguimos ver quando ela abre o bico, tem uma risca amarela em cada lado da sua língua!
Esta ave tem nome de menina, chama-se Arara-jacinta e é a maior de todas as araras, tem por vizinha aqui no zoo a Arara-nanica que é a mais pequena das araras.


Arara-nanica (Ara nobilis)



Ora eu disse que era uma ave! Sabes quais são as características das aves?
Uma até já disse, sim é o bico! Para alem disso têm penas e põem ovos.
Muitas vezes também ouvimos que todas as aves voam, será verdade? Pois, nem todas as aves voam, durante a visita no Jardim Zoológico podemos visitar aves que não voam como o Casuar ou os Pinguins que não voam mas nadam muito bem.
Voltando às características das aves temos:
  •  O bico da Arara-jacinta é muito grande e com este bico conseguem partir sementes duras, nós temos de usar um quebra-nozes, mas para as araras é uma tarefa fácil.
  •  As penas não são todas iguais! Há penas de voo que permitem às aves voar, penas de revestimento que cobrem o corpo das aves e penas de aquecimento que ajudam as aves a ficarem quentinhas. As araras têm as penas da cauda mais compridas e que terminam numa ponta é assim que as distinguimos dos papagaios, cuja cauda é curta e termina numa linha reta.
  • Os ovos das aves são duros, se já partiste um ovo de galinha que é uma ave doméstica, sabes que tens de fazer força e que se tiveres paciência podes voltar a ter um ovo completo, colando as diferentes partes da casca que se partiu, isto é porque os ovos das aves têm uma casca dura.
      
Agora, para terminar, duas curiosidades sobre a Arara-jacinta, nas patas tem dois dedos para a frente e dois dedos para trás, permite-lhe agarrar-se com facilidade ao tronco das árvores e quando formam um casal é para toda a vida. 

Vem visitar-nos com a tua escola para saberes mais sobre outras aves.