Sacos de Plástico - O que fazer?

Sempre que vais ao supermercado, as tuas compras voltam dentro de sacos de plástico, que mais tarde vão acabar no lixo. Ao fim de alguns anos, já foram usados milhões de sacos de plástico quando não havia necessidade, o que constitui um grande problema para o ambiente.
Hoje em dia, apesar dos sacos de plásticos serem “recicláveis”, não são biodegradáveis, ou seja, não se degradam naturalmente na Natureza. Muitas vezes, acabam por ir parar ao mar, constituindo uma ameaça para muitos animais que ficam presos ou que acabam por confundi-los com alimento e ingerem-nos. Além disso, muita da tinta que é usada para a impressão dos sacos de plástico contém um metal pesado tóxico. Por isso, quando os sacos são queimados libertam gases perigosos que poluem a atmosfera.
Por outro lado, os sacos de plástico são fabricados a partir do petróleo, um recurso não renovável do nosso planeta e que deve ser preservado. Como podemos então contribuir para diminuir a poluição provocada pelo uso de sacos de plástico?

Aqui ficam 3 passos muito simples que podes seguir no teu dia a dia:

1 – Reutiliza os sacos. Se cada um de nós utilizasse menos 1 saco de plástico por mês, poupar-se-iam centenas de milhar de sacos.
2 – Leva um saco de plástico, ou vários, sempre que fores ao supermercado. Assim, evitas trazer sacos desnecessários.
3 – Utiliza um saco de pano, uma mochila, um cesto ou até o tradicional carrinho de compras, sempre que fores ao supermercado.
E lembra-te: levar de casa um recipiente que seja reutilizável e resistente é sempre a melhor solução de todas e a mais amiga do Ambiente!