A vida animal no Montado – um ecossistema tipicamente português


Lembras-te o que é o Montado? É isso mesmo, é um ecossistema de floresta, sobretudo floresta de sobreiro (montado de sobro) e floresta de azinheira (montado de azinho). Mas, como seria de esperar, não só de cortiça e agricultura vive o montado. Este tipo de ecossistema apresenta uma enorme diversidade biológica, sendo por isso considerado um local de grande importância ecológica.
Peneireiro-cinzento
 Como a estrutura do montado varia muito, com zonas de grande densidade de arvoredo que se intercalam com áreas mais abertas de vegetação rasteira, como pastagens, culturas ou mato, ele permite a ocorrência de uma grande variedade de fauna. Podemos encontrar aves, como o Peneireiro-cinzento, o Rouxinol, a Coruja-do-mato, o Pica-pau-malhado ou a Águia-cobreira.De entre os répteis, é bastante comum o Sardão, a Lagartixa-do-mato ou a Cobra-rateira.
Sardão
 Dependendo das condições do solo e de humidade, assim como da formação de charcos temporários, também se podem encontrar anfíbios, como o Sapo-corredor, o Sapo-de-unha-negra, o Sapo-parteiro ou a Rela. Quanto aos mamíferos, são comuns a Lebre, o Coelho, a Doninha, a Gineta, o Javali ou o Veado. Ainda falando em mamíferos, cada vez menos comum é avistar o Lince-ibérico, em tempos frequente neste tipo de ecossistema, o Lince-ibérico é atualmente a espécie de felino mais ameaçada do mundo.

Lince-ibérico
Este ecossistema está cheio de biodiversidade e o melhor é que podes observar tudo isso e ainda mais, aqui em Portugal, pois como Fado este é tipicamente Português.