Um animal doméstico muito especial…

Esta semana trazemos-te um animal que de certeza já ouviste falar!
Vamos dar-te duas pistas: tem orelhas grandes e é conhecido por ser amigo do Shrek… pois é hoje o nosso protagonista é o Burro!
Este nosso companheiro é um animal muito especial, sabias que em tempos ele foi muito importante no nosso país como animal doméstico? O burro era um animal de trabalho, ele ajudava as pessoas nas mais variadas tarefas, ajudava a transportar as coisas mais pesadas que nem os homens mais fortes conseguiam e era uma óptima companhia para o seu dono, pois é um animal muito dócil e fiel a quem o trata bem. Ao contrário do que nos diz o seu nome, o burro é um animal muito mais inteligente do que se pensa, é curioso, meigo e sabias que gosta especialmente de criaas?
Assim como nos cães existem muitas raças, desde o Dálmata ao Caniche, nos burros acontece o mesmo. Em Portugal, existe uma raça muito especial, a Raça Asinina de Miranda, estes nossos amigos de pêlo castanho são originários do nosso país, ao que se pode chamar a única raça autóctone de burro português.
Infelizmente, este burro de Miranda corre o risco de desaparecer para sempre, ou seja, está em risco de extinção. O burro que era muito usado na agricultura começou a ser substituído por máquinas mais modernas que fazem o trabalho mais rápido. Também muitas pessoas abandonaram os campos agrícolas, sitio onde se plantam batatas, trigo, milho e muitos dos alimentos que precisas de comer no teu dia-a-dia, perdendo-se assim também o interesse pelos burros. Quando vieres ao Jardim Zoológico, faz uma visita exploratória à Quintinha Pedagógica com os tratadores e interage com os animais domésticos que ali vivem!