Onde habitam os Seres vivos?

Ao conjunto dos seres vivos, ambiente natural que os rodeia – água, ar, solo – e das suas relações, dá-se o nome de biosfera. Em cada ambiente natural os seres vivos têm o seu lugar próprio, onde se abrigam, alimentam e reproduzem, esse ambiente chama-se habitat.
Oceano
Os seres vivos podem-se encontrar em habitats aquáticos ou habitats terrestres.
Vamos começar por falar sobre os habitats aquáticos que são constituídos pelos rios, mares, lagos e oceanos. Os lagos são locais de água doce que existem no interior dos continentes, também de água doce, existem os rios, apesar de nascerem no interior dos continentes, desaguam no oceano ou no mar. Os oceanos também são ambientes aquáticos, mas de água salgada. São eles que cobrem a maior parte da superfície terrestre. Também com água salgada existem os mares que são uma extensão dos oceanos ou que estão situados no interior de um continente.
Tal como os habitats aquáticos, também existem vários habitats terrestres, são eles o deserto, a floresta, a montanha, a planície ou a savana. Em todos eles podes encontrar seres vivos muito diferentes, pois todos eles são habitats muito diferentes. Por exemplo no deserto vamos encontrar muito poucas plantas, muita areia e temperaturas muito quentes durante o dia e muito frias durante a noite.

Floresta tropical

Já na floresta tropical a temperatura é quase sempre a mesma, encontramos muitas plantas e uma grande diversidade de seres vivos.

Savana
Nas savanas existem poucas árvores, mas muito grandes e durante uma época do ano faz muito calor, estação seca e na outra chove muito, estação das chuvas.

Queres saber mais sobre cada ambiente? Queres saber que animais vivem em todos estes ambientes? Não percas as próximas publicações!