MONTADO | UM ECOSSISTEMA TIPICAMENTE PORTUGUÊS – um ecossistema tipicamente português


O montado é um ecossistema muito particular, constituído essencialmente por florestas de sobreiro (Quercus suber). Este ecossistema localiza-se no Mediterrâneo, Argélia, Marrocos e sobretudo nas regiões a sul da Península Ibérica. Em Portugal, o montado representa cerca de 21% da nossa área florestal, apresentando grandes extensões de azinheiras (Quercus ilex) e de sobreiros, os chamados montados de azinho e sobro, e pequenas áreas de carvalho negral (Quercus pyrenaica). 

De toda a flora do montado, o sobreiro é a espécie mais abundante, estando distribuído por todo o país, com excepção das zonas mais frias e de maior altitude no Norte de Portugal. Considerado património nacional, o montado de sobro é protegido por lei (Decreto-lei nº 169/2001), sendo proibido o seu abate. Contudo, a sua plantação é incentivada, uma vez que a exploração da cortiça (proveniente do sobreiro), essencialmente para o fabrico de rolhas, transformou-se numa indústria de enorme importância económica.


Actualmente, Portugal é o principal exportador mundial de cortiça, sendo responsável pela produção de mais de 50% da cortiça consumida em todo o mundo. A cada nove anos, são efectuados os descortiçamentos (tirada da cortiça), que são exercidos de forma manual e cuidadosa, para não causar danos no sobreiro ou no meio envolvente. 

Por outro lado, estes ecossistemas são propícios para a agricultura, que é praticada de forma sustentável nalgumas áreas de montado. O montado tem uma grande importância a nível ecológico e económico, sendo um exemplo de sustentabilidade ambiental. Agora, sempre que puderes opta por produtos de cortiça, como é o caso das rolhas de cortiça, pois estarás a contribuir para a continuação destes ecossistemas no nosso planeta e para a conservação de todas as espécies de fauna e flora nele existentes!