Modos de locomoção: ungulígrados






Os mamíferos apresentam muitas adaptações ao modo como se deslocam. A maioria possui quatro membros que são usados de diferentes modos, consoante o animal em causa. 

Hoje trazemos-te os ungulados ou ungulígrados, ou seja, o grupo dos mamíferos com cascos. Estes animais possuem patas longas e esguias e apoiam apenas a última falange no chão que se encontra protegida do contacto com o solo através do casco. Esta adaptação permite aos ungulígrados rápidas corridas de forma a escapar aos predadores.


E quantos dedos podem ter os ungulados? Pois bem, vamos ajudar-te a responder a esta questão. Existem ungulados em dois grupos de animais: os perissodáctilos e os cetartiodáctilos. São duas palavras complicadas mas não te assustes, pois vamos ajudar-te a perceber a que se referem. 

A ordem dos perissodáctilos corresponde aos animais com cascos que possuem um número ímpar de dedos, consegues lembrar-te de algum? Aposto que acertaste, mas aqui ficam alguns exemplos: o cavalo, a zebra e o burro, que têm apenas um dedo e o rinoceronte que tem três.

Girafa-de-angola
A ordem cetartiodáctila inclui os cetáceos, animais como o golfinho e a baleia, mas também os animais com cascos que possuem um número par de dedos. E agora é mais fácil para ti adivinhar que animais ungulados estão neste grupo? Pois bem, com dois dedos temos os bovídeos e as girafas e com quatro dedos temos o hipopótamo. 

Agora deixamos-te um desafio: quando visitares o Jardim Zoológico procura os animais que têm cascos e tenta identificar a que grupo pertencem. Temos muitos ungulígrados à tua espera!