Aquecimento global – pequenos gestos, grandes mudanças!

Na anterior publicação falámos sobre o aquecimento global e os seus efeitos nalgumas espécies que estão muito ameaçadas.
Descobre agora as quantidades de dióxido de carbono (CO2) que podes poupar, evitando laar na atmosfera, assim como alguns dos muitos animais que estarás a ajudar. Aqui ficam 5 passos que podes seguir no teu dia a dia para ajudar a salvar o nosso planeta:

Gorila-da-montanha

1 – Substitui as lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes (pouparás 68kg de carbono por ano). Para além de reduzires as emissões de dióxido de carbono, também estarás a reduzir a quantidade de lixo produzido, uma vez que as lâmpadas fluorescentes têm uma maior durabilidade, contribuindo assim para a preservação de espécies como o Tigre-de-sumatra ou o Gorila-da-montanha.
2 – Usa menos água quente, instalando um chuveiro de baixa pressão (pouparás 160kg de CO2 por ano), e lava a roupa em água fria ou morna (230kg de CO2 poupados por ano). Assim, estarás a ajudar na preservação de espécies como o Cágado-de-carapaça-estriada ou a Tartaruga-de-couro.
Urso-polar
3 – Ajusta o termóstato. Bastam dois graus a baixo no Inverno e dois graus a cima no Verão (podes poupar cerca de 900kg de CO2 por ano). Desta forma, contribuirás para a preservação das camadas de gelo que são essenciais para a sobrevivência de animais como o Urso-polar ou o Pinguim-imperador.
Râ-tomate
4 - Anda a pé ou de bicicleta em vez de utilizares o carro, isto se forem curtas distâncias. Para distâncias mais longas opta pelos transportes públicos (pouparás 0,5kg de CO2 por cada 1,5km em que não utilizares o carro). Assim, estarás a contribuir para a diminuição da poluição atmosférica que é uma ameaça para muitos animais, como é o caso da Rã-tomate ou da Rã-leitosa-amazónica que, sendo anfíbios, para além da respiração pulmonar, também têm uma respiração cutânea, e fazem trocas de gases com a atmosfera directamente através da pele.
Arara-jacinta
5 – Pratica a regra dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar (podes poupar 1000kg de CO2 por ano reciclando apenas metade do teu desperdício caseiro). Para além de reduzires as emissões de CO2 para a atmosfera, também contribuis para a protecção das florestas e dos animais que delas dependem para sobreviver, como é o caso do Orangotango-de-sumatra ou da Arara-jacinta.
Como vês, são pequenos gestos que podem originar grandes mudaas. Agora só tens que pô-los em prática e passares a palavra aos teus amigos!