Animais que vivem na neve

E como o prometido é devido, nada melhor do que no Natal falarmos sobre alguns animais que vivem na neve e como se adaptam ao tempo frio.

Nós, quando temos frio, vestimos casacos quentinhos, luvas e gorros pois o pelo que cobre o nosso corpo não chega para nos aquecermos.

Leopardo-das-neves
O Leopardo-das-neves tem uma “roupa natural” própria para a neve, o seu pelo é grosso, para não deixar passar o frio e clarinho, para se poder esconder das suas presas na neve, assim consegue caçar melhor. Tem também um “cachecol natural” que é a sua cauda longa na qual se enrosca para ficar mais quentinho. O seu nariz é largo, pois assim consegue aquecer o ar que respira antes de chegar aos pulmões, assim não fica com tosse e constipado como nós!

A Coruja-das-neves já é famosa, pois foi uma das atrizes principais dos filmes do Harry Potter. Lembras-te dela?

Coruja-das-neves

Tal como o Leopardo-das-neves é branca para se esconder bem na neve, mas não tem pelo, pois é uma ave, tem penas e estas não servem só para voar mas também para aquecer. Veem muito bem de noite e por isso gostam mais de caçar quando o sol se põe e mesmo que a floresta esteja silenciosa, porque a maioria dos animais já dorme, o seu voo não se ouve pois têm uma plumagem tão macia e tão branca que mais parece algodão, ou mesmo as barbas do Pai Natal!
Muitas aves têm os olhos colocados de lado, mas os das corujas estão virados para a frente, por isso ela roda tanto o pescoço, para ver tudo ao pormenor, tal como quando vais ao cinema ver os filmes a três dimensões com aqueles óculos especiais.