Zoo em Movimento!

O Jardim Zoológico cumpre um importante papel em matéria de EDUCAÇÃO cívica e ambiental, de CONSERVAÇÃO das espécies e de INVESTIGAÇÃO científica. A Educação é uma ferramenta essencial para conseguirmos atingir os nossos objectivos na área da Conservação.
O Programa de Educação, na sua vertente dirigida a Escolas, é reconhecido pelo Ministério de Educação por desempenhar um papel importante no âmbito da Educação Ambiental, enquanto elemento de ligação entre a Escola e o mundo real, numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.

Programa Educativo
 "Adaptações e comportamentos"

No período escolar são disponibilizados, de forma gratuita a todas as escolas, programas educativos desde a educação pré escolar, passando pelo ensino básico aao ensino secundário.
Sabendo que a informação é o primeiro passo para a conservação da biodiversidade, o Centro Pedagógico do Jardim Zoológico aposta cada vez mais na transmissão de conhecimento ao público. Este espaço pretende ser um meio para que os seus leitores possam alargar os seus conhecimentos e perceber em que medida o Jardim Zoológico contribui para a conservação das espécies.
Se ao inicio, o Jardim Zoológico era apenas uma exposição de animais, agora orgulhamo-nos de ser um verdadeiro centro de conservação da biodiversidade. O nosso papel ativo na conservação das espécies ameaçadas, tanto in situ (no habitat natural) como ex situ (sob cuidados humanos) tem sido o nosso principal motor, com resultados extraordinários.
Este espaço pretende ser um espaço de interação com quem nos visita, chamando sempre a atenção para aspetos da atualidade, estimulando a curiosidade e o sentido critico. Aqui poderão saber mais sobre a historia do Jardim Zoológico e a suas funções atuais, conhecer as características de algumas espécies, perceber as ameaças às espécies e ecossistemas, discutir sobre boas práticas e praticar ainda alguns jogos de educação ambiental, para além de tratar de muitos outros assuntos sempre relacionados com a Biodiversidade.