Enriquecimento ambiental - comportamentos naturais à vista!

No Jardim Zoológico habitam cerca de 2000 animais de cerca de 300 espécies diferentes na sua grande maioria selvagens. Sim, é verdade, apesar de estarem tão próximos de nós, no coração de Lisboa, esses animais são selvagens e nós queremos que eles assim permaneçam. Para isso existe um processo dinâmico para estimular nos animais comportamentos naturais, chamado enriquecimento ambiental.

Nas instalações são feitas mudaas com o objectivo de aumentar as escolhas dos animais e o número de comportamentos naturais de cada espécie, promovendo também assim o bem-estar animal. Outro dos objetivos do enriquecimento ambiental é evitar que os animais fiquem com comportamentos estereotipados.

Existem grandes vantagens de adaptar a instalação às necessidades comportamentais de uma espécie porque com o seu bem-estar poderá surgir a reprodução dessa mesma. Resumindo a reprodução e a percentagem de comportamentos naturais observados são dois importantes índices de bem-estar que aumentam devido a essa preocupação de fazer mudaas no interior das instalações.



A prática do enriquecimento ambiental já faz parte da rotina dos nossos tratadores, que são verdadeiros promotores do bem estar animal, e só assim se consegue atingir um verdadeiro efeito na resposta comportamental. É de notar que para que este efeito seja mantido, é necessário haver inovação e criação de novos enriquecimentos, sempre de acordo com a biologia comportamental da espécie.

Tudo isto é feito também com o intuito de preparar os animais para uma possível reintrodução na natureza como já aconteceu com algumas espécies do Jardim Zoológico.
Queres saber que animais já foram reintroduzidos? Queres saber quais os 5 tipos de Enriquecimento ambiental? Não percas as próximas publicações!