Eco Ideias

O que fazer para ajudar o nosso Planeta? Esta semana, vamos falar-te de…
Pequenas tarefas diárias para poupar água.

A presença de água é uma das características mais importantes do nosso planeta. Não passas um dia sem beber água, pois não? E a Terra é o Planeta Azul por causa da enorme extensão dos oceanos, não é? Então, como é que a água se está a tornar num bem escasso?
Porque apenas 1% da água disponível na Terra pode servir para utilização Humana, e o Homem, através da poluição, da má gestão de recursos e das alterações climáticas está a diminuir a disponibilidade dos recursos hídricos do planeta.

Presta atenção às dicas semanais que te deixamos:
Utiliza detergentes amigos do Ambiente, sem cloro e sem fosfatos.
Toma duche em vez de banho de imersão.
Fecha a torneira enquanto escovas os dentes ou te ensaboas.
Utiliza a descarga económica do autoclismo sempre que possível.
Em casa, fala com os teus pais e rentabiliza as máquinas de lavar roupa e loiça, não os deixes ligá-las sem estarem totalmente carregadas.
E muito importante, nunca deites o óleo alimentar pela canalização! 1 Litro de óleo alimentar pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água! Estes óleos podem ser reciclados e transformados em vez de poluir e obstruir as redes de drenagem de águas residuais. O melhor é deitá-lo no contentor do lixo orgânico, dentro de uma garrafa fechada, ou mesmo num ponto de recolha de óleo alimentar.

Pequenas ações, grandes alterações. Até para a semana!